indice

 

Revistas Eletrônicas

Quantos de nós já não sonhou em editar uma revista? Normalmente para fazer uma revista, jornal ou fanzine, se esbarra em dois problemas principais: o custo da publicação e a trabalheira que dá. O formato da publicação eletrônica resolve o primeiro destes e, com muita raça, editores independentes têm feito e mantido revistas na Internet (a imensa maioria por pura paixão e sem nenhum apoio financeiro). A coluna deste número, destaca algumas revistas eletrônicas brasileiras – canal aberto para leituras diversas e para aqueles que ficam afim de publicar seus trabalhos...

Etcetera – revista eletrônica de arte e cultura
www.revistaetcetera.com.br
Publicada desde 2001, mantém seções de Literatura, Cinema, Artes Plásticas, Música e Teatro. Recentemente passou por uma reformulação completa de estrutura e de visual. Está na 15º edição e, a qualquer momento, um novo número deve estar saindo. Não deixe de conferir as edições anteriores da revista, onde se pode conhecer a “cara” antiga da publicação e encontrar pérolas como o livro “Textos impuros” de Lúcia Rosas (compilação de Marcelo Kraiser e Vera Casa Nova) na edição#9, as colunas sobre cinema de Marcelo Ikeda etc etcs...

Paralelos – literatura nova, tendências e outros subtítulos
www.paralelos.org
A edição atual está com um especial sobre Blogs entitulado “Dos Pixels às Prateleiras”. Na seção “literatura e afins” pode-se encontrar várias entrevistas e resenhas de livros. Na seção “Crème de la Crème”, ficções, crônicas, ensaios e experimenções literárias.

Rizomawww.rizoma.net
Site recheadíssimo de conceitos e conteúdos: anarquitextura, afrofuturismo, recombinação, neuropolítica, esquizofonia, ocultura, intervenções urbanas, panamérica... Super coletânia de artigos para quem sabe que viver não tem nada a ver com consumo.

Tantowww.tanto.com.br
Revista de literatura editada aqui em BH, a Tanto tem mantido a periodicidade de todo mês estar com número novo no ar. Nas seções “artigos”, “contos”, “destaques” e “especiais” você vê os textos já publicados desde o primeiro número. A seção “poesia” é uma antologia de poetas: Sebastião Nunes, Torquato Neto, Juan Gélman, Allen Ginsberg e muitos outros.

Revista Agulhawww.revista.agulha.nom.br
Está na 39ª edição, com muitas conexões e colaboradores por toda a América Latina. Da seção "Coleção" pode-se acessar todos os números já publicados. Em "Índice" tem-se a lista de colaboradores em ordem alfabética pelo sobrenome e desta seção, pode-se acessar os textos que cada um publicou - há textos de Clemente Padín, Maria Esther Maciel, Aracy Amaral, Julio Bressane e muitos outros. Em "Galeria" há textos sobre publicações literárias de diversas partes do mundo.

Velotrol - www.velotrol.com.br
Frank Zappa, Glauco Mattoso, Latuff, DJ Marky, André Abujamra, Zé Celso e Otto numa mesma revista? E tem muito mais... contos eróticos, links inusitados, artes visuais, quadrinhos...


Esta coluna é organizada por Marcelo Terça-Nada! e a cada número do jornal estilingue vai trazer indicações comentadas de páginas da internet, reunidas sob um tema relativo à literatura & arredores.

 
estilingue - literatura e arredores